Perfil

Com fama de estudioso, novo técnico do Lobo vem de trabalhos de sucesso

Wiliam Campos deixou o São Luiz com 68% de aproveitamento e um título da Copa da FGF. Pela Divisão de Acesso levou São Paulo e Santa Cruz até as quartas de final

Foto: Lucas Canez - AI ECP - Treinador de 35 anos chegou nesta segunda-feira na Boca do Lobo

"Inteligente, estudioso e muito bom na gestão de grupo". É assim que o meia-atacante Laion define as principais características de Wiliam Campos, novo técnico do Esporte Clube Pelotas. 

Laion, hoje atuando no Anápolis (GO), tem propriedade para falar sobre o atual treinador do Lobo. Ele foi jogador de Wiliam no Santa Cruz e no São Luiz e portanto conhece bem o comandante áureo-cerúleo. 

Já o repórter da Rádio Progresso de Ijuí, Alex Frantz, destacou que no São Luiz o treinador fez um ótimo trabalho e saiu após um mau momento no Campeonato Gaúcho deste ano. No Rubro, Wiliam Campos foi campeão da Copa Tarciso Flecha Negra ano passado. No total, ele comandou a equipe em 28 jogos, com 16 vitórias, nove empates e apenas três derrotas, sendo duas para Grêmio e Inter. O técnico foi demitido com 68%.

"Ganhou a Copinha invicto, ficou para o Gauchão. Teve bom desempenho contra o Ypiranga, mas não venceu. Foi vaiado na vitória contra o Novo Hamburgo e no empate contra o Esportivo. Com o time jogando mal, a direção optou pela troca, mas obteve números expressivos", disse Alex Frantz. 

Esquema tático 

No São Luiz, o setorista do clube destaca que o treinador sempre gostou que seu time ficasse com a bola e que variou o esquema de jogo em vários momentos. De acordo com o jornalista, Wiliam Campos utilizou as plataformas 4-3-3, 4-3-2-1 e 4-2-3-1. 

Laion corrobora que o esquema preferido do técnico é o 4-2-3-1, mas reforça que o treinador não tem medo de alterar caso a equipe não esteja jogando bem. "Ele [Wiliam Campos] sempre gosta que as equipes dele sejam bem definidas taticamente, que tenha um padrão de jogo, cobra bastante isso. […] Ele nunca foi de ficar mudando toda hora, tem uma ideia, um padrão e segue muito o que ele pensa, mas claro que se não dar certo ele não tem medo de mudar, nunca teve pelo menos", contou o jogador. 

Retrospecto na Divisão de Acesso 

No Pelotas será o quarto trabalho de Wiliam Campos na Divisão de Acesso. Aos 35 anos, o jovem treinador já comandou na competição o Guarani-VA, São Paulo e Santa Cruz. Ele ainda busca o primeiro acesso na carreira para a primeira divisão. No Galo Carijó conquistou em 2021 o acesso para a Segundona com o título da Terceirona. 

Na Série A-2, ainda comandou a equipe de Santa Cruz do Sul na temporada passada. Após classificar em primeiro lugar no grupo do Lobo, caiu nas quartas de final para o Esportivo. 

Em 2021, teve duas experiências na competição. Iniciou a Divisão de Acesso no Guarani-VA, mas foi demitido após vencer uma partida em quatro rodadas. Logo depois acertou com o São Paulo, em um cenário parecido com o do Pelotas. Na época, após sete rodadas, China Balbino foi demitido com o Rubro-Verde em quarto lugar, mas sem boas atuações. Wiliam Campos chegou para o returno. Ele manteve a equipe em quarto lugar e garantiu vaga para as quartas de final com duas vitórias, quatro empates e uma derrota. Na fase mata-mata foi derrotado duas vezes pelo União Frederiquense. 

Apresentação acontece hoje 

Wiliam Campos chegou nesta segunda-feira (15) em Pelotas e já conheceu a Boca do Lobo. Nas redes sociais do clube, ele deixou um recado para os torcedores áureo-cerúleos. "Muito feliz com esse desafio que a gente vai ter pela frente. A presença de vocês [torcida] aqui será fundamental. […] Espero fazer um grande trabalho a partir de hoje para que a gente consiga alcançar os objetivos", disse o novo técnico. A apresentação oficial acontece nesta terça. 

A estreia do novo técnico será no domingo, contra o Lajeadense, fora de casa, pela sexta rodada do grupo B da Divisão de Acesso. O jogo estava agendado para as 16h, mas foi antecipado para as 15h. 

Hélio Vieira deixa o Guarany 

Mesmo na liderança do grupo B, o Guarany anunciou a saído técnico pelotense Hélio Vieira junto com o preparador físico Manoel Lilles, o Canela. No sábado a equipe de Bagé perdeu para o Lajeadense por 2 a 0. Apesar da boa campanha no geral, as atuações da equipe não estavam agradando a direção. Até o fechamento desta edição o novo treinador do Índio não tinha sido anunciado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rugby feminino: atletas do Antiqua defendem a Seleção Gaúcha no Brasileiro Anterior

Rugby feminino: atletas do Antiqua defendem a Seleção Gaúcha no Brasileiro

Em tratamento, gramado do Bento Freitas já apresenta melhor condição Próximo

Em tratamento, gramado do Bento Freitas já apresenta melhor condição

Deixe seu comentário